Mudança de Categoria

Serviços

Mudança de Categoria

 

Apresentar os originais dos seguintes documentos:

  •  Carteira de Identidade

  •  CNH

  •  CPF

  •  Comprovante de residência (últimos 90 dias)

Os exames serão:

  • Exame psicológico (profissionais no transporte)

  • Exame de aptidão física e mental

  • Curso da prática de direção veicular

  • Exame de direção veicular

 

>> Informações sobre  mudança de categoria:

 

Categorias C:
Permite dirigir todos os veículos da categoria B, tratores, máquinas agrícolas e veículos de carga. Com mais de 3500 kg de peso bruto total com ou sem reboque, desde que o reboque pese menos de 6000 kg de peso bruto total. Não permite dirigir motos, triciclos e veículos de passageiros com mais de 9 lugares, incluindo o do condutor. É necessário pelo menos 1 ano de habilitação na categoria “B”, não ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por falta média nos últimos 12 meses, ser aprovado em exames médico e psicotécnico e eealizar curso prático e teste de direção veicular.

 

Categorias D: 
Permite dirigir todos os veículos das categorias B e C e veículos de passageiros sem reboque com lotação maior que 8 pessoas. Não permite dirigir motos, triciclos e veículos cujo reboque pese mais de 6.000 kg de PBT ou possua reboque com lotação maior que 8 pessoas. É necessário ser habilitado na categoria “C” por pelo menos 1 ano, ou no mínimo 2 anos na categoria “B”, ter mais de 21 anos e ser aprovado em exames médico e psicotécnico, não ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por falta média nos últimos 12 meses, realizar curso prático e teste de direção veicular.

 

Categorias E: 
Permite conduzir todos os veículos das categorias B, C e D, trailers e veículos rebocando unidades com mais de 6.000 kg de PBT ou lotação maior que 8 passageiros. É a única categoria que permite conduzir veículos com mais de um reboque. Não permite dirigir motos, triciclos, ciclomotores. É necessário ser habilitado na categoria “C” há pelo menos 1 ano, ter mais de 21 anos e ser aprovado em exame médico e psicotécnico, não ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por falta média nos últimos 12 meses, realizar curso prático e teste de direção veicular.